sexta-feira, 13 de agosto de 2010

****Moda Masculina - Um desafio****

Atendendo a pedidos de meus queridos amigos-leitores vou escrever sobre Moda Masculina. Entretanto, engana-se quem pensa que isso é fácil. Escrever sobre Moda Masculina é um desafio. Falar do simples sempre é mais difícil. O homem, em geral, quer algo prático, de qualidade e confortável. Na verdade, a moda masculina, quanto mais pret-a-porter se apresentar, isto é, pronta para usar, mais agradará aos meninos.

Mas antes quero deixar algo bem explicadinho: homens que gostam de moda ou que são mais fashions que os demais não são necessariamente gays. Não existe regra. Nem todo gay usa tendência e nem todo hetero é basiquinho. Isso é bobeira. Rotular as pessoas de acordo com suas roupas é bobeira, inclusive é super demodè. Felizmente sinto que os meninos estão cada vez mais interessados em moda e tendo coragem de assumir seu estilo. E como todo homem que se preza é aberto a novidades, aviso que para ler essa matéria será necessário despir-se de todo preconceito, ok?!

Pronto, aqui vou eu mergulhar nesse universo tão peculiar, a moda masculina. Convivo com todo tipo de exemplar masculino: surfista, roqueiro, clássico, básico, o que adora as new trends, isto é, novas tendências, descolado, careta, enfim uma gama enorme de gostos. Definir o que se encaixa bem para a maioria dos estilos é tarefa árdua, por isso falarei de sobre algumas tendências que vão pegar no próximo verão e pq não, inverno?

As tendências de moda para o mundo dos meninos não são tão fast como para as meninas. As ideias quando pegam tendem a ficar por muito tempo. O fato de não serem tão apegados a moda como a gente, faz com que mantenham os looks por várias estações. E isso é um ponto a favor.

A estranha linguagem da passarela

Uma das coisas que afastam os homens da moda é olhar um desfile e não entender e diferenciar o que é conceito e o que vai para as lojas e ruas verdadeiramente. Um desfile, para eles, muitas vezes é um show de horrores ou de idéias estapafúrdias. Pois bem, existe sim uma grande diferença do que é mostrado nas passarelas e do que realmente os meninos vão comprar. A linguagem da passarela é diferente, precisa causar impacto e criar curiosidade. Em 85% das vezes o que é mostrado ali é apenas um aceno do que chegará às araras na próxima coleção. Um exemplo são as camisas e camisetas transparentes que inundaram os desfiles na última SPFW (São Paulo Fashion Week). Dificilmente um homem que não é descolado usará. E o estilista sabe disso. O que ele quer com isso é passar a ideia de uma moda mais leve e fluida para os homens, menos pesada e bruta. Apenas isso. Mas é claro, se você gosta, se joga. Lembre-se: nada de preconceitos!

Os clássicos

Assim como para as mulheres, no guarda-roupa masculino também existem peças que são eternos clássicos. O trench coat, isto é, um tipo de sobre-tudo com corte reto e cor cáqui, o jeans, o colete, a camisa xadrez, o mocassim, o dockside, a calça reta , jaqueta de couro, camisa jeans, a calça cargo, as camisetas básicas, calça de sarja preta, o bom e velho all-star, o terno bem cortado e com caimento beirando a perfeição, sapato preto ou marrom de fivela e bico fino, o suéter, a camisa branca, um perfume com um bom fixador (que em geral são mais caros), a camiseta pólo, a camisa xadrez, camiseta de show (de preferência de rock), cardigã, moleton com capuz, boné ou chapéu, havaianas, terno com tênis, cuecas boxers, enfim, existe uma enormidade de itens que deixam os homens mais elegantes, bonitos e perfumados. Não tem como reclamar e principalmente errar.

Exemplo: você foi convidado para um jantar na casa do tio de sua “ficante”. Caso seja um jantar requintado, sua companheira DEVERÀ avisá-lo, pois o look será mais formal. Ela não dizendo nada, uma calça jeans, independente da marca (inclusive, ostentar marcas é bem fora de moda), uma camiseta básica bem passadinha, um cinto listrado ou liso mas que acompanhe o material do sapato, um all-star limpinho ou se preferir uma bota, uma camisa xadrez por cima, aberta, com as mangas dobradas, um toque de perfume e voillá, você estará perfeito. Num dia de frio você pode lançar mão de um suéter de cor neutra ou uma jaqueta jeans. E se quiser ousar mais e dar um toque pessoal ao modelito jogue um cachecol ou uma echarpe por cima, de maneira bem despretensiosa. Você arrasará.

O que achou, fácil não? Ah, você quer exemplos de novas tendências? Vai arriscar-se... Eba!!!!!!

As novas tendências

Já falamos das difíceis transparências, fashion demais para a maioria dos homens. Então, elenquei algumas das trends que considero super usáveis e que dão um toque moderno ao ninho que resolver arriscar-se.

As cores vivas são um belo exemplo de new trend do verão. Mas devem ser usadas não no look todo, ficará muito teen (deixe isso para o Fiuk). Uma camiseta ou uma camisa já está de bom tamanho para alegrar a composição. Outra tendência são as modelagens mais amplas que dão um ar mais despojado ao rapaz, entretanto, cuidado para não parecer largado demais. Isso depõe contra você e a maioria das meninas não gostam... Outras novidades propostas são os lenços e echarpes, as bolsas masculinas (existem vários modelos), os tênis baixos na onda do all-star, as calças com cavalos mais baixos, chinelos mais elaborados, sandálias de couro, look monocromático, gravata fina e levemente aberta, tênis iate, mochila, gola v mais profunda, estampa floral-mínima, militarismo e beatnik, a minha preferida. Da para brincar muito!

Tendência Beatnik

Depois de uma temporada em que as diversas interpretações do rock e o militar vieram com força total nos desfiles masculinos, a cultura beatnik vai ser a bola da vez. No final da década de 40, Jack Kerouac, Willians Borroughs e Allen Gisnberg começaram na literatura este movimento e acabou por influenciar jovens do mundo todo e teve repercussão no comportamento, na música, cinema e como sempre, na moda.

Essa tendência refere-se aos loosers do pós-guerra, meninos pobres, longelíneos, sem dinheiro para investir em roupa, e muito inteligentes e antenados. Mistura feita, estilo definido. Calças mais justas, botas ou sapatos de bico fino, blazeres mais ajustados, cores mais fechadas e um “óclinho” com pegada geek (o novo nerd) dando o toque final. Lindo, básico, excêntrico e bem moderno. Vale a aposta.

Cuidado na dose

Não gosto muito desse lance de dizer “isso pode ou isso não pode”. Na moda pode tudo, só depende do seu gosto e do conforto que a peça proporciona. A única ressalva que faço é que algumas coisas devem ser usadas com parcimônia. Uma alta dose de alguns itens pode poluir, estragar seu look, ou depor contra quem usa . A calça skinny masculina é um item que deve ser repensado. Seu corte definitivamente não ajuda a todos os tipos de homem. Pelo contrário. Outros itens, como a calça mais larga, o cinto estilo caubói, camisetas com gola V muuuito profunda, gravatas de bichinhos e estampas infantis, os sapa-tênis, camisetas justíssimas estilo bombado, meias brancas com sapatos sociais, são exemplos de peças que podem acabar com você. Cuidado na dose. Diquinha: na dúvida, abstenha-se! É infalível.

Ah, e ao contrário do que muitos pensam, as pochetes vão voltar com força total. Aguardem, quem viver verá!

Meninos, nós meninas gostamos sim de meninos ligados em moda e estilo. Cada um no seu, seja ele qual for. Isso nos dá a ideia de um homem forte, corajoso e ousado. E quem não quer do lado um moçoilo poderoso, sem preconceito e ainda por cima bem vestido??? Eu já tenho o meu e adoro!

Por fim, saibam que com o tempo vocês pegarão o jeito e perderão o medo. Aposto que até lançarão moda. E sabem de uma coisa: tem que ser muito homem pra ser fashion!

Alguns dos melhores e maiores estilistas de moda masculina, na minha modesta opinião, são:

-Ermenegildo Zegna;

-Alexandre Herchcovitch;

-Salvatore Ferragano;

-Marcelo Sommer (Do Estilista);

- Oskar Metsavaht (Osklen);

-Ricardo Almeida.

Se quiserem mais diquinhas, divirtam-se nos blogs e sites abaixo. A internet é uma mega ferramenta também na moda:

-http://thesartorialist.blogspot.com

-http://meninostambempodem.wordpress.com

-http://www.portaisdamoda.com.br

- http://fashionista.com

- http://ffw.com.br

Espero que tenha ajudado. E para que eu sempre possa escrever sobre esse assunto, mandem-me sempre sugestões, ideias, críticas e dicas. Ser lida por homens é altamente desafiador. Amoooooo!

DICA FASHION

Essa é pra quem fica sempre na dúvida do que usar: Faça um lookbook digital de suas melhores combinações. Quando você tiver um evento ou um simples cineminha pra ir, acesse seu PC, veja o look que você mais gosta e pronto. A ideia é simples, fácil e resolve metade de nossos problemas. No decorrer do tempo você poderá organizar seu lookbook em acessórios, shoes, look dia, look noite, festa, trabalho, churrasco. Diversão e satisfação garantida ou seu dinheiro de volta... hahahahaha...

Bises e excelente fim de semana,

Li

“Fashion Inteligente, Modernética Vintage, Criticamente Alternativa”

Fontes:

http://thesartorialist.blogspot.com/

“As 100+, O guia de estilo que toda mulher fashion deve ter” – Nina Garcia – Ed. BestSeller

Um comentário:

  1. Adorei seu blog!!!
    Já estou seguindo!!!

    beios

    www.belezasanta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Falem e escrevam o que quiserem. Só sejam educados. E por favor, caso usem apelidos, deixem seus nomes. Fico confusa quando alguém se refere a mim com intimidade,mas eu não sei quem é... kkkkk... Bises!!!!!